Post #5 : Ruído: Modelo de Shannon e Weaver

Por: Sara Jóia Pires

Mathematical Theory of Communication (1949) foi um modelo desenvolvido por Shannon e Weaver e que constitui uma das principais fontes da qual nasceu as Teorias de Comunicação e que é aplicável, segundo Shannon e Weaver, a todas as questões da comunicação humana.

Esta teoria foi desenvolvida nos E.U.A. durante a II Guerra mundial, nos laboratórios telefónicos da Bell, acente na engenharia e matemática, e o seu intuito era tornar os canais de comunicação eficazes.

O Modelo traduz-se num processo simples, linear e é compreensível à primeira vista.

 

 

Neste Modelo Shannon e Weaver reconheceram três níveis de problemas.

A( Problemas Técnicos) – Com que precisão se podem transmitir os símbolos da comunicação?

São os mais simples e foi para os explicar que surgiu este modelo.

 B (Problemas de Semântica) – Com que precisão os símbolos transmitidos transportam o significado pretendido?

São problemas facilmente identificáveis mas de difícil resolução já que o significado está contido na mensagem, como tal se se melhorar a codificação melhor será a precisão semântica. Nos problemas de semântica temos de lidar também com os factores culturais porque o significado encontra-se tanto na cultura como na mensagem.

 C (Problemas de Eficácia) – Com que eficácia o significado recebido afecta a conduta da maneira desejada?

Estes problemas de certa forma parecem dizer que Shannon e Weaver vêem a comunicação como manipulação ou propaganda pois A só comunica eficazmente com B quando B reagir de acordo com o que A pretende.

 Os três níveis de problemas são independente e ao mesmo tempo inter-relacionados, mas o verdadeiro intuito é perceber como se pode melhorar a precisão e eficácia do processo de comunicação.

 Neste modelo a fonte escolhe qual a mensagem que irá ser enviada e esta é transformada pelo transmissor num sinal que irá ser enviada por um canal ao receptor.

Numa conversa a boca é o transmissor e o sinal as ondas sonoras que, são transmitidas através do canal ar. [1]

Neste modelo o que é mais complicado de entender é o RUÍDO. Este traduz-se por algo que é acrescentado ao sinal, entre transmissão e recepção e que não é pretendido pela fonte, muitas vezes ruídos que ocorrem dentro do canal e que se tornaram uma das principais preocupações para Shannon e Weaver.

O Ruído é definido também por qualquer sinal recebido que não foi transmitido pela fonte, ou qualquer coisa que torna o sinal pretendido mais difícil de descodificar com exactidão.

Uma cadeira desconfortável durante uma palestra pode ser uma fonte de ruído.

Pensamentos mais interessantes que o discurso do orador também são ruído. [2]

Com isto quer dizer que o ruído é tanto visual, sonoro, sensorial.

O ruído quer se inicie no canal, no público, no emissor ou na mensagem, altera sempre a mensagem do emissor o que vai demarcar a quantidade de informação que é enviada.

 No seu modelo é também introduzida a ideia de “receptor semântico”, que esta na base da distinção entre ruído e semântica. Este traduz-se por qualquer tipo de distorção de significado que ocorre no processo de comunicação e que não é pretendido pela fonte mas que, como é óbvio, afecta e pode alterar a mensagem e o seu propósito durante a sua transmissão.

 O ruído no Modelo de Shannon e Weaver é reconhecido como um elemento destabilizador da transmissão de mensagens alterando o seu significado inicial, como algo negativo, que de certa forma deveria ser controlado para não sabotar a ideia inicial.

[1] [2] in  Fisk, John ; Introdução ao estudo da Comunicação; 1997

__________

Palavras Chave:

 Teorias da comunicação; Modelo Shannon e Weaver; Ruído

__________

Bibliografia:

Fisk, John ; Introdução ao estudo da Comunicação; 1997

C. E. Shannon; A Mathematical Theory of Communication; Reprinted with corrections from The Bell System Technical Journal,;Vol. 27, pp. 379–423, 623–656, July, October, 1948.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: