“Poéme Electronique” (arquitectura / filme / luz / som)

Sx12, por Inês Chambel, Inês Fortunato e Tomás Gouveia

Exterior do Pavilhão Philips, onde se encontrava a instalação "Poéme Electrique"

Interior do Pavilhão Phillips: instalação "Poéme Electrique"

Este projecto da autoria de Le Corbusier; Iannis Xenakis; Edgard Varèse, consiste numa instalação multimédia proposta pela empresa Philip’s com o intuito de demonstrar a excelênica da sua marca. Deste modo, pediu a Le Corbusier para desenhar o pavilhão, que estaria presente na Brussels World’s Fair de 1958.

«The Philips Pavilion presented a collage liturgy for twentieth-century humankind, dependent on electricity instead of daylight and on virtual perspectives in place of terrestrial views.» [1]

«Poème électronique», 1958, é o primeiro ambiente electrónico espacial a combinar arquitectura, filme, luz e música. Iannis Xenakis trabalhava na altura com Le Corbusier e acabou por desenhar o pavilhão assim como escrever a música para alguns espaços. Le Corbusier desenhou o interior e escolheu Edgar Varése para compôr a música para o espaço principal. Era uma instalação extremamente complexa com 350 alto-falantes, todo o typo de luxes, projectors de film e de slides, escultura. A música e arquitectura de Xenakis foi altamente influenciada pela matemática, especialmente pela formas parabolóides hiperbólicas. Com a ajuda de meios técnicos disponíveis no pavilhão, os sons eram gravados e como tal poderiam percorrer o espaço em rotas de alta complexidade.

É uma obra notável pela conjunção do todos os seus elementos, e um exemplo de experiência imersiva. Este projecto serviu de referência por um aspecto ainda pouco explorado, a arquitectura como factor de relevância na concepção de ambientes multimédia. Como tal, achámos importante indicar um projecto que levasse este factor em consideração.

NOTAS:

1. Marc Treib, “Space Calculated in Seconds”, Princeton, 1996, p. 3

REFERÊNCIAS

TREIB, Marc; “Space Calculated in Seconds”; Princeton, 1996;

http://www.medienkunstnetz.de/works/poeme-electronique/audio/1/

http://discorgy.wordpress.com/2008/08/04/varese-xenakis-le-corbusier-poeme-electronique-1958/ (visualização do interior da instalação)

Deixe um comentário